Como resolver um problema no computador sem sair de casa

A tecnologia avançou tanto nos últimos anos que muitas tarefas que antes dependiam de tempo e de deslocamento hoje podem ser feitas dentro de casa e através de sites, aplicativos e acessos remotos. Um exemplo disso é quando o seu computador quebrava. Há alguns anos, você precisava levá-lo a um profissional, para que ele pudesse fazer a manutenção necessária. Hoje em dia, muitos problemas podem ser resolvidos sem que você tenha que sair de casa. Confira neste post como isso pode acontecer.


Auxílio guiado


Em casos menos graves, os profissionais de computação podem auxiliar o dono do computador via telefone ou mensagem, passando os processos de checagem de problemas, dando orientações do que fazer e mostrando como solucionar os problemas. 


Acesso remoto


Outra ferramenta que é bastante útil para os profissionais de computação são os programas que permitem o acesso remoto ao computador do cliente. Eles funcionam da seguinte maneira: o cliente precisa ter um programa instalado em sua máquina, que permite que a pessoa que fará a manutenção acesse todo conteúdo do seu computador, de modo que a sua tela seja vista por ele e o cliente consiga ver o que está sendo feito. Essa alternativa permite mais conforto ao cliente, que não tem a necessidade de se deslocar até o profissional que fará a manutenção de sua máquina. 


Para evitar que pessoas mal intencionadas utilizem essa ferramenta para praticar atos de má fé ou ilícitos, para uma pessoa ter acesso à máquina da outra, é necessário que ambas recebam o mesmo código de liberação de uso, que aceitem esse código e que, ao final da prestação do serviço, tenham a confirmação de que o outro usuário não está mais com o acesso liberado.


Extensões de navegadores


O Google Chrome, um dos navegadores mais usados no mundo, tem uma extensão de serviço que garante ao usuário um atendimento remoto em caso de problemas. É possível usá-lo também entre dois usuários do Chrome, bastando ter acesso à internet ou estar conectado a uma rede Wi-Fi.


Windows


Se você tem o Windows como sistema operacional em sua máquina e ele apresentar problemas, você pode recorrer à ajuda remota disponível nas "Configurações Remotas", bastando habilitar a função e esperar pela ajuda. Esse serviço está disponível nos sistemas Windows XP, Windows Vista e Windows 7.


Outros programas


Existem, à disposição dos usuários, diversos programas que cumprem o papel de fornecer o acesso remoto entre computadores, como: CrossLoop, TeamViewer, Real VNC e LogMein.


Como vimos, há diferentes maneiras de resolver um problema no seu computador sem sair de cas. Basta reconhecer a gravidade do problema e optar pela melhor opção de resolução.


Quer ler mais sobre tecnologia? Confira o blog da CenterByte Cursos!

Cadastre-se Agora e Ganhe uma Bolsa de Estudos

My Image